sexta-feira, 20 de maio de 2016

O Que é Escleroterapia?



A escleroterapia, popularmente conhecida como “aplicação” ou “secagem de vasinhos”, é atualmente a terapia mais escolhida para o tratamento das microvarizes.
De acordo com a Lei de número 48/15- CFM, é um procedimento realizado somente por médicos angiologistas e cirurgiões vasculares. As microvarizes correspondem ao termo telangiectasia, que designa os vasos cutâneos visíveis que medem de 0,1 a 1mm de diâmetro. Podem se apresentar como linhas fracamente eritematosas até um aspecto roxo e elevado, como cachos de uva. 

O princípio básico é eliminar a veia varicosa, com uma injeção de substância esclerosante no interior do vaso, provocando a destruição de sua camada endotelial, levando à fibrose daquele vaso, com o seu desaparecimento. Este tratamento é indicado apenas para os vasinhos, porque se o líquido for aplicado em vasos maiores podem provocar manchas e sérias complicações.
O Líquido mais utilizado é a glicose hipertônica, ela é bastante eficiente e vem sendo utilizada pela grande maioria dos vasculares no Brasil por não produzir reações alérgicas. Para evitar complicações, não é conveniente aplicar grandes volumes de esclerosante de uma só vez, por isso o tratamento deve ser feito por sessões, onde em cada uma é aplicado um volume de esclerosante que seja bem aceito pelos pacientes.
É importante ressaltar que a glicose não apresenta efeitos colaterais, podendo ser utilizada mesmo em pacientes diabéticos, desde que os mesmos estejam bioquimicamente controlados.





O tratamento é doloroso?
Sim, devido às repetidas punções das agulhas para a injeção do meio esclerosante, além da dor causada pela própria substância química injetada, a pessoa pode sentir um ardor que causa quando administrada via intravascular.



Quantas sessões são necessárias?

As sessões de escleroterapia realizadas no consultório têm caráter extremamente lento. É necessário um período de tempo muito variável para se atingir o resultado final do tratamento, que pode durar algumas semanas e até se prolongar por vários meses, dependendo da quantidade de telangiectasias, do número de aplicações realizadas em cada sessão e da exigência estética de cada paciente.

Na consulta, durante o exame físico, é feita uma estimativa da quantidade de sessões que cada paciente precisa para que seja aplicado o esclerosante em todas as regiões, incluindo os tornozelos e os pés. Desta forma, as respostas de satisfação estética, relatadas pelos pacientes, mostram índices de 80% de melhora quando comparadas com a quantidade de telangiectasias antes do tratamento.


Após as sessões não queimar-se ao sol até o desaparecimento completo dos sinais, e utilizar protetor solar SEMPRE.






Elaborado por: Taís de Souza.

2 comentários:

  1. Olá 😘
    Desculpe mas ficou vago p ara min, esteticista e enfermeiros pofem atuar nesta área?
    Tenho a informação que estes profissionais podem atuar.

    ResponderExcluir