Por definição, a Eletrolipólise é uma técnica destinada ao tratamento das adiposidades e acúmulo de ácidos graxos localizados. Caracteriza-se pela aplicação de uma corrente específica de baixa frequência (ao redor de 25 Hz) que atua diretamente no nível dos adipócitos e dos lipídeos acumulados, produzindo lipólise (quebra) e favorecendo sua posterior eliminação. É também chamada de Eletrolipoforese.
Quais os efeitos no organismo.
A aplicação com eletrodos em forma de agulhas, ligadas a uma corrente de baixa intensidade, cria um campo elétrico entre elas, promovendo uma modificação no meio intersticial, favorecendo as trocas metabólicas e, ainda a lipólise.
De acordo com os relatos de alguns autores, os principais efeitos fisiológicos proporcionados pela eletrolipólise são :
- Efeito Joule: estimulado o metabolismo celular local, estimulando a queima de calorias e melhorando o trofismo celular.
- Efeito eletrolítico: em condições normais, a membrana celular é impermeável, separando dois meios de composição iônica diferentes, o movimento iônico que traz consigo modificações na célula tende a manter seu potencial elétrico de membrana normal, e essa atividade consome energia a nível celular.
- Efeito do estimulo circulatório: o ligeiro aumento de temperatura que se instala no local promovendo uma ativação da microcirculação.
- Efeito neuro – hormonal : quando se utiliza uma corrente específica de baixa frequência, produz –se uma estimulação artificial do sistema nervoso simpático e, como consequência , ocorre a liberação de catecolaminas com aumento de AMP cíclico intradipocitário e aumento da hidrólise dos triglicerídios.
Técnica de aplicação
A técnica consiste em colocar o paciente em posição cômoda, com a área de tratamento exposta, onde são introduzidos pares de agulhas de forma paralela ao tecido adiposo, de maneira que a área a tratar fique entre as agulhas. As agulhas são colocadas de modo que cubram toda área a tratar. Recomendamos que a distância entre as agulhas limites da área tratada não ultrapasse 10 cm, a fim de que não haja dispersão da corrente e os efeitos estimulatórios sejam diminuídos (utilizamos normalmente em nossa prática clinica 5 cm de distância entre as agulhas).
Indicações
As principais indicações da eletrolipólise estão no tratamento de gordura localizada, lipodistrofia ginoide e lipodistrofia localizada. Há também indicações na pós-lipoaspiração, como complemento da cirurgia. Podemos ainda utilizar a eletrolipólise para diminuição do perímetro em abdômen, coxa e quadril.
Pode haver também discreta perda de peso, melhora circulação local e melhora da troficidade da pele da área tratada.
Contraindicações
- Transtornos cardíacos ou portadores de marca-passo.
- Na gravidez, em qualquer idade gestacional.
- Trombose venosa.
Contraindicações absolutas
- Pacientes renais crônicos.
- Utilização de corticoides e anticoagulantes.
- Dermatites na área a ser tratada.
De acordo com o Projeto de Lei Nº 959/2003 Art. 4º das Leis Trabalhistas do SINDES- MG, o profissional de estética está apto aplicar os procedimentos citados acima.
O CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ESTETICISTA (TÉCNICOS E
TECNÓLOGOS)
Art. 4º – DAS PROIBIÇÕES AOS ESTETICISTAS:
VIII – Não
podemos prescrever medicamentos, injetar substâncias ou praticar atos
cirúrgicos.
Sendo assim, procure um esteticista capacitado e tire suas dúvidas!!!
Sendo assim, procure um esteticista capacitado e tire suas dúvidas!!!
Elaborado por: Nayara Carolina
Fonte: Livro: Modalidades Terapêuticas nas Disfunções Estéticas – 2ª Edição – Editora: Phorte 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário