quarta-feira, 18 de maio de 2016

DRENAGEM LINFÁTICA

Porque corremos risco na compra de pacote de drenagem pela internet?

Vamos falar sobre o perigo das compras de pacotes de drenagem linfática pela internet e o porque da proibição, mas antes disso precisamos entender.
O que é a drenagem linfática? Como funciona? Qual seu objetivo?

A drenagem linfática é uma massagem especializada, feita com manobras leves e suaves. O objetivo dessa terapia inicialmente foi como método para tratamento de edemas em especial o linfedema. A drenagem manual drena os líquidos que estão banhando as células, mantendo o equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais e elimina toxinas. As manobras conseguem drenar esse líquido do meio intersticial, nos tecidos para dentro do vaso linfático.

Recentemente foi proibido pelo Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) a venda de pacotes de drenagem linfática pela internet, pois muitas pessoas sem habilitação estavam fazendo esse tipo de tratamento trazendo risco de morte aos pacientes. Essas atuações são fiscalizadas pela  ANVISA com o objetivo de proibir esse tipo de serviço oferecido em locais e profissionais que não são capacitados.

O tratamento de drenagem linfática seja feito em clínicas confiáveis, conforme o conselho de Fisioterapia. Para iniciar qualquer tipo de tratamento o paciente deve preencher a ficha de anamnese, e a partir desse diagnóstico o profissional determinará qual o procedimento adequado.




A drenagem linfática não é uma massagem comum, ela não é utilizada apenas para a estética, mais também para outros tratamentos. Por isso devemos consultar em clínicas confiáveis,com profissionais na área de fisioterapia e também com esteticista.



Elaborado por: Amanda Baeta

3 comentários: