quarta-feira, 25 de maio de 2016

Quem tem DERMATITE pode fazer tratamento estético??


A dermatite é uma reação alérgica da pele que gera sintomas como vermelhidão, coceira, descamação, e formação de pequenas bolhas cheias de líquido transparente, que podem aparecer em algumas áreas do corpo ou espalhadas.

Podendo surgir em qualquer idade e pode ser causada por contato com alguma substância que provoque alergia, a má circulação também  pode ser uma causa de dermatite, efeito colateral de alguma medicação ou pele muito seca. Dermatite alérgica, atópica, irritativa ou seborreica são alguns tipos que tem os mesmos sintomas, mas o que diferencia é a causa e o tempo para começar a aparecer os sintomas.




A maioria dos tratamentos estéticos são realizados com cosméticos que podem causar reações alérgicas, por isso é realizado testes na pele do cliente para saber se o mesmo tem reações alérgicas á alguma substancia na composição do produto.

Algumas dermatites aparecem após um longo período de uso de certos tipos de cosméticos e os indivíduos que não possuem alergia podem desenvolve-la após anos ou meses de uso.

Em caso de alguma lesão ou algum sintoma alérgico procure um médico para um diagnóstico e tratamento adequado, pois a esteticista não está apta a prescrever medicamentos de acordo com o projeto de lei abaixo.
PROJETO de LEI 959, Art. 4º – DAS PROIBIÇÕES AOS ESTETICISTAS:VIII – Não podemos prescrever medicamentos, injetar substâncias ou praticar atos cirúrgicos.

Muitas pessoas procuram as esteticistas para tirar dúvidas em relação a problemas na pele, e muitos profissionais da área da estética fazem o diagnóstico e indicam tratamentos para seus clientes. Cuidado com esses profissionais pois o esteticista possui conhecimentos para distinguir lesões, mas não são aptos á
 dar diagnósticos ou receitar medicamentos.
De acordo com a RESOLUÇÃO CFM nº 2.056/2013 (Publicada no D.O.U. de 12 nov. 2013, Seção I, p. 162-3)

Art. 23. O diagnóstico e a classificação de doença devem ser realizados por médicos, em conformidade com a versão vigente da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. Parágrafo único. Na realização do diagnóstico, o médico não deve discriminar o paciente pelo status econômico, político, social, orientação sexual, pertinência a grupo cultural, etnia, religião ou qualquer razão não relacionada ao adoecimento da pessoa.


Somente o médico pode diagnosticar qualquer tipo de doença e indicar ao paciente o melhor tratamento.
 


TRATAMENTO PARA DERMATITE


No tratamento das dermatites podem ser usadas pomadas a base de corticoide, pomadas anti-inflamatórias e cremes específicos. Dependo do grau da lesão, a avaliação de um médico é indispensável para um melhor resultado no tratamento. Outros profissionais não estão aptos a diagnosticar e receitar nenhum medicamento.





FONTE:

Um comentário: