terça-feira, 24 de maio de 2016

Esteticista trata pacientes queimados ? Sim !

As queimaduras ocorrem na pele promovendo destruição parcial ou total do tecido cutâneo e seus anexos, podendo estender-se às camadas mais profundas como tela subcutânea, músculos, tendões e ossos. 

Para a sociedade Brasileira de Queimaduras, atualmente a maior ocorrência de acidentes por queimaduras no Brasil acontece por contato em superfícies superaquecidas, como por exemplo, ferro de passar roupa, tampa de panela, forno, churrasqueira, tampa de bueiro, escapamento de motocicleta, entre outros.

A causa da queimadura está diretamente relacionada à faixa etária do paciente, sendo a maior incidência por líquidos superaquecidos em crianças abaixo de três anos de idade.

A classificação das queimaduras quanto à profundidade da lesão térmica divide-se em três graus:

Lesão de primeiro grau: Atinge a camada mais superficial da pele, ou seja, a epiderme. Aspecto clínico úmido, hiperemiado, edema e dor intensa.

Lesão de segundo grau (superficial e profunda ): Atinge epiderme e parte da derme. Aspecto clínico, formação de bolhas, ou flictenas, que podem apresentar-se íntegras ou rompidas.

-Lesão de terceiro grau: Acomete todo o tecido cutâneo, epiderme e derme. Em muitos casos, atinge outros tecidos, como o tecido subcutâneo, músculo, ou até tecido ósseo.



Após o processo cicatricial, é feito uma ficha de anamnese onde se conhece melhor o paciente/cliente, para saber a extensão da lesão, a sensibilidade, se o mesmo tem contra indicações de alguma terapia, e assim garantir a segurança e o sucesso do tratamento.

O profissional de estética pode se juntar a uma equipe multidisciplinar e atender em clínica médica ou em ambiente hospitalar, após a cicatrização total da lesão.


É de sua competência realizar as seguintes intervenções:

- Explicar ao paciente a importância e a forma correta de se usar o filtro e bloqueadores solares

- Tratar manchas superficiais através de cosméticos

- Orientar ao paciente/ cliente a melhor forma de camuflar as lesões por queimaduras com a maquiagem

- Microagulhamento (Terapia por indução de colágeno )

- Massagens

- Drenagem linfática manual

- Reflexologia

- Hidratação cutânea.

De acordo com o CBO, o Esteticista com graduação em (Estética e Cosmética) atua na área da saúde!


CBO - 3221-30 CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES MTE
Tecnólogos e técnicos em terapias alternativas e estéticas

Condições gerais de exercício: Atuam na área da saúde, serviços sociais e serviços pessoais. A grande maioria atua como autônomo, trabalhando por conta própria, de forma individual, embora os esteticistas também possam trabalhar em equipe. Executam suas funções em ambiente fechado, sem supervisão e em horário diurno, não obstante os esteticistas possam, também, trabalhar em horários irregulares.

A PL 959/2003: Art. 4º VI – Defende a atuação em equipes multidisciplinares dos estabelecimentos de saúde quanto aos procedimentos de dermatologia e de cirurgia plástica.

A  LEI Nº 12.592, DE 18 DE JANEIRO DE 2012 : Sancionada pela PRESIDENTA DA REPÚBLICA Dilma  Roussff , encaixa a profissão de Esteticista na área de embelezamento. 

Art. 1o : Parágrafo único.  Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador são profissionais que exercem atividades de higiene e embelezamento capilar, estético, facial e corporal dos indivíduos.

Como vimos acima, o Esteticista está capacitado a atuar na área da saúde, contribuindo para uma melhor qualidade de vida do paciente/cliente. 


Elaborado por : Nayara Carolina

Fonte: Terapêutica em Estética Conceitos e Técnica – Editora Phort – 2016.
FEBRAPE


Nenhum comentário:

Postar um comentário