segunda-feira, 30 de maio de 2016

Já conhecem o Ultrassom?

O ultrassom estético é uma das modalidades terapêuticas mais empregadas em tratamentos corporais. É um aparelho que emite vibrações mecânicas produzidas por ondas longitudinais, as quais comprimem e dilatam periodicamente um cristal a uma velocidade determinada a partir do gerador que as originam.  Essas vibrações seguem um ritmo determinado, que no caso dos ultrassons são superiores a 20 KHZ (20.000 Hz). Na estética usamos o ultrassom de 3MHz que por sua vez atinge a derme e o tecido adiposo.

O ultrassom no uso terapêutico pode ser tanto em alta como em baixa intensidade, sendo o de baixa usado em medicina na produção de imagens e o de alta intensidade na fisioterapia e em estética e cosmética.

Efeitos Fisiológicos

Existem 3 tipos de efeitos:
-Mecânico (micro massagem) – devido as vibrações mecânicas no tecido, aumento da penetração de ativos cosméticos, melhorando o desempenho dos produtos;

-Térmico (aumento da temperatura)- aquecimento por fricção das moléculas que formam o tecido devido as vibrações mecânicas;

-Químico (fluidificação- transformar a placa em molécula)- é o resultado do efeito mecânico e térmico, provoca a produção de colágeno e fibras elásticas, melhorando a firmeza da pele.

Modo de Emissão

-Modo contínuo: Na emissão contínua predomina o efeito térmico, a aplicação sem interrupções pode aquecer com eficiência os tecidos localizados a centímetros de profundidade e isso depende da frequência empregada.
-Modo pulsado: Na emissão pulsada o efeito térmico é menor potencializando o efeito mecânico ou cavitacional, é indicada quando não se quer obter os efeitos fisiológicos do aquecimento tecidual, ou seja, condições inflamatórias agudas, como por exemplo, no tratamento agudo de cicatrizes pós-operatórias e flacidez tissular (flacidez de pele).

Técnica de Aplicação
O meio de acoplamento deve ser aplicado à superfície da pele já limpa, utilizar um gel ultrassom (nunca utilizar cremes), calcular o tempo = ÁREA / ERA. O tempo de tratamento é igual a ÁREA (tamanho da área a ser tratada) dividida pela, ERA (tamanho em cm² do cabeçote).

Dividir á área a ser tratada em quadrantes para a aplicação do ultrassom, utilizar meio acoplador um gel apropriado para utilização no ultrassom, realizar movimentos circulares sob a pele, não permitindo o levantamento do transdutor e assim o desacoplamento do cabeçote (isso pode danificar seu aparelho e/ou causar queimadura no cliente).

O tempo máximo de aplicação deve ser de 15 minutos por área, sendo 1 minuto por área do cabeçote, para ultrassom, caso o tamanho da área exija um tempo maior de aplicação, deve-se dividir a área em quadrantes e realizar mais de uma aplicação.

São necessárias de no mínimo 10 sessões, realizadas de forma semanal.



Indicações:

-Cicatrização; HLDG (celulite) edematosa, flácida e compactada; Fibrose; e Gordura localizada.

Contraindicações:

-Implantes metálicos; diabetes; pós-operatório (pode após 36 horas); insuficiência vascular (modo contínuo não pode, pulsado sim); olhos; grávidas; área cardíaca; tumores; trombose; testículos; infecção.

Procure sempre um profissional da área para fazer uma avaliação.

De acordo com o Projeto de Lei Nº 959/2003 Art. 4º das Leis Trabalhistas do SINDES- MG, o profissional de estética está apto aplicar os procedimentos.




Elaborador por: Taís de Souza 

Nenhum comentário:

Postar um comentário