sábado, 30 de abril de 2016

LASER



Com a tecnologia cada dia mais avançada não poderíamos deixar de evoluir também com laser e comentar um pouco sobre alguns deles.
O sistema de laser mais utilizados na área da saúde são: á gás, líquido, cristal, semicondutor e fibra óptica.

Conheça um pouco sobre cada um:

Laser a Gás
São formados por moléculas de gases que ao estimulados com descarga elétricas formam feixes de luz como os laser.

Laser Argônio
Luz visível azul-esverdeado fácil de causar discromias e cicatrizes inestéticas devido a sua afinidade oxiemoglobina e melanina. É utilizado em tratamento de hemangiomas e tratamentos oftalmológicos.        

LASER Co2
Onda infravermelha possui afinidade com a água sendo assim tem uma boa penetração na pele. Sua ação possui um dano térmico (calor) que contrai as fibras colágenas estimulando a neocolagênese(novo colágeno). O tratamento é doloroso é indispensável o uso de anestésico. É utilizado em tratamento de rugas, cicatrizes e remoção de verrugas.  


Excimer Laser
É uma combinação de gases nobres (Ar, Xe, Kr) e com um halogênio (Cl, F) que exitada pela corrente elétrica onde ocasionara a emissão da luz laser (dentro da faixa ultravioleta) a fototerapia. É utilizada em tratamentos de estrias brancas, psoríase e vitiligo em qualquer idade e tipo de pele.


Laser
 de Líquido
É formado por moléculas de gases ativados por descarga elétrica.

Pulsed Dye  Laser (PDL)
É um fototermólise seletiva que diminui o suprimento sanguino da lesão e possui o efeito térmico na pele. É utilizado em tratamento de lesões vasculares, manchas vinho-do-porto, hemangiomas, telangiectasia e estrias recentes (vermelha).

   


Laser de Cristal
É composto pelo cristal e lâmpada de flash usado para ativação.

Laser Rubi e Alexandrita
É um fototermólise seletiva. Possui uma alta penetração de ondas na derme. É utilizada em tratamento de melanoses solares, depilação, remoção do pigmento vermelho.

Resultado de imagem para Laser Rubi e Alexandrita tatuagem



Laser ND- YAG 
É um laser infravermelho com o comprimento de onda maior, tendo uma boa penetração dérmica dando resultado em tratamento de lesões pigmentares dérmicas.

Laser ER- YAG
Possui grande comprimento de onda e alta absorção pela água, é um laser ablativo. É um tipo de tratamento superficial controlado, provoca menos danos térmicos. É utilizado em tratamento de rejuvenescimento facial como rugas e cicatrizes de acne.

Laser de Semicondutor- Diodo
Laser com grande concentração de feixe de luz, com ação fototermólise seletiva. É um dos melhores para tratamento de peles de fotótipos altos, possuindo menos risco de queimadura.  É utilizado em depilação.

Luz intensa Pulsada
Não é um laser, mas emite feixes de luz de alta intensidade, é ajustado o comprimento de onda de acordo com o fototipo (cor). É utilizado em tratamento como epilação (remoção dos pelos dês da raiz), efélides, melanoses e rejuvenescimento cutâneo.



De acordo com os limites de atuação do esteticista, podemos aplicar radiações frequências de luz. 
Segundo o portal médico o uso de sistema a laser para epilação por profissional não médico, é permitido desde que sob supervisão direta do médico.
Todos os equipamentos de laser devem ser autorizados pela ANVISA, pois através do registro é explicado regra de uso e aplicabilidade.



Referências bibliográficas:
Autor: Lyon,Sandra;Dermatologia:medicina;1d.2015;cap21,pag86.


Elaborado por: Edilaine Hapuque

Nenhum comentário:

Postar um comentário