EstÉtica
O assunto de hoje muito nos interessa, ética na estética.
Quero falar pra vocês que a boa conduta ética faz do esteticista um profissional diferenciado e valorizado por clientes e colegas. Embora os esteticistas ainda aguardem pela regulamentação da profissão, o processo tramita no Congresso Nacional. Sabemos que estética entra sim no conceito de saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, saúde é “o completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de enfermidade”.
Para começar podemos definir melhor o que é Ética:
Definição de ética: substantivo feminino; do grego ethiké; 1 Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É ciência normativa que serve de base à filosofia prática. Segundo o conjunto de princípios morais que se deve observar no exercício de uma profissão; deontologia. (Dicionário Michaelis– Editora Melhoramentos). Agora que sabemos de onde vem e o que significa, vamos implantar a dissertação sobre o dia a dia dos profissionais da estética (seja de prática clínica ou docência).
Comportamento ético:
De acordo com o Comitê Internacional de Estética e Cosmetologia, o esteticista ou profissional da beleza tem como função atender e cuidar de seus clientes. Seu principal papel é prestar serviços de alta qualidade ao público, com os objetivos de melhorar e manter a aparência externa e as funções naturais da pele; trazendo também para seu cliente relaxamento e bem-estar físico do corpo e da mente. Deve ainda estar qualificado para exercer sua capacidade, mantendo a conduta ética e moral irrepreensível. Vale lembrar que, além de aplicada aos clientes, a conduta ética deve-se estender aos colegas de profissão, aos parceiros, fornecedores e aos profissionais de outras áreas, que podem contribuir de maneira significativa para o seu sucesso. O profissional tendo o manual de conduta ética em mãos, poderá facilitar o bom relacionamento com o cliente e parceiros podendo se tornar um grande diferencial no seu trabalho.
Sua Imagem:
Primeiro lugar, pense nas situações que você considera adequadas e inadequadas em seu dia. Leve as positivas para dentro de seu local de trabalho e considere as negativas como exemplo a nunca serem seguidos. Lembre: o fazer e o agir estão sempre interligados, sendo que suas consequências certamente também caminharão juntas. Como em todas as áreas profissionais, possuímos um código de ética a ser seguido, garantindo segurança e qualidade tanto para os clientes, como para a própria classe.
Confira algumas atribuições ao exercício da profissão de esteticista:
- Faça avaliação completa de seu cliente. A ficha de anamnese vai auxiliar o esteticista a elaborar o melhor tratamento para seu cliente;
- Tratar todos com dedicação, simpatia e cortesia;
- Não discriminar e nem criticar profissionais que atuem na mesma área;
- Respeitar e cooperar com os outros profissionais e com a comunidade científica da área;
- Esclarecer todas as dúvidas e posicionar de modo real sobre os tratamentos e os possíveis resultados;
- Manter sigilo sobre as informações passadas pelos cliente/pacientes, inclusive a foto e documentação.
- Não discriminar e nem criticar profissionais que atuem na mesma área;
- Respeitar e cooperar com os outros profissionais e com a comunidade científica da área;
- Esclarecer todas as dúvidas e posicionar de modo real sobre os tratamentos e os possíveis resultados;
- Manter sigilo sobre as informações passadas pelos cliente/pacientes, inclusive a foto e documentação.
- Ter espírito crítico sobre tudo o que lê em revistas e internet. Mantenha-se informada sobre todos os procedimentos e cosméticos do mercado;
- Seja criativo! Personalize seus programas de tratamento;
- Zelar pelo seu local de trabalho ( cabine, sala, gabinete );
- Indenizar prontamente, eventuais prejuízos causados por negligência.
Observamos que não existem grandes segredos para seguirmos a conduta ética. Temos que estar atentos pois trabalhamos com pessoas que possuem seus valores, desejos, sonhos, necessidades e que, sobretudo, merecem respeito. Se agirmos dessa forma, nós esteticistas, certamente teremos nossa profissão reconhecida por outros profissionais atuantes na área da saúde.
ÉTICA e ESTÉTICA dão resultados positivos!
Fonte :http://sindesmg.blogspot.com.br/
Revista Personalité – Ed. N46- pag 52/55- 2006.
Elaborado por: Priscylla Andrade
Elaborado por: Priscylla Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário