A preocupação com a transmissão de doenças durante a rotina de trabalho, condutas de Biossegurança são empregadas em hospitais, consultórios e vem sendo aplicadas em salões de beleza e clínicas de estética.A Biossegurança é um conjunto de normas e procedimentos estipulados através de Normas Regulamentadoras (NR) e legislação orientadas pela ANVISA, entre outras instituições, voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos que podem comprometer a saúde do homem e do meio ambiente.
Durante os procedimentos estéticos tanto o cliente como o profissional está em constante exposição aos riscos biológicos e doenças, portanto são adotados medidas preventivas. Em vista disso, é que artigos de estética como agulhas, eletrodos, espátulas, toalhas, entre outros podem servir de colonização e disseminação de doenças se não sofrerem processo de desinfecção ou esterilização adequada.
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) atuam como barreiras protetoras a fim de evitar o contato do profissional com o material biológico. São EPI obrigatórios em uma clinica de estética: luvas descartáveis, máscaras faciais descartáveis, touca ou gorro descartável, jaleco, calçado fechado e proteção ocular.
É fundamental que o esteticista tenha cuidados com a assepsia das mãos e dos objetos utilizados nos procedimentos estéticos; ter higiene pessoal, unhas aparadas e limpas; limpeza do ambiente de trabalho; ser arejado e climatizado; lixeira com pedal, para evitar contato de bactérias; colocar o lixo em local correto de coleta; manter matérias perfura cortantes separados do lixo convencional; troca obrigatória da roupa de cama. A esterilização deve ser soluções como álcool 70% ou por autoclave.
Fiquem atentos quanto à higienização dos seus materiais para utilização em cabine, e atenda suas clientes com segurança!
FONTE:http://siaibib01.univali.br/pdf/Anali%20Aparecida%20InC3%A1cio,%20Daniele%20Holdorf.pdf
Elaborado por: Taís de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário